Sedeme integra programação da SuperNorte com apoio a empreendedores paraenses

Secretaria vai apresentar o potencial econômico dos produtos genuinamente paraenses, além das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), vai marcar presença na 26ª edição da SuperNorte, que traz o tema “Negócios Sustentáveis — Tempo de Avançar com a COP30”. O evento acontecerá de 7 a 9 de agosto, no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia. Durante a programação, a Sedeme apresentará o potencial econômico dos produtos genuinamente paraenses, além das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável no Estado.

Organizada pela Associação Paraense de Supermercados (Aspas), entidade responsável por representar o setor supermercadista no Pará, a SuperNorte conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).

O Governo do Pará integra a programação com um estande institucional, coordenado pela Diretoria da Indústria, Comércio e Serviços (DDCIS/Sedeme), que apresentará o potencial econômico de empresas e cooperativas paraenses. Entre os destaques estão empresas como a Xingu Destilados, produtora da cachaça artesanal Xinguaça, sediada em Altamira; Chocolates Cacau Xingu, localizada em Brasil Novo, especializada na fabricação de chocolates artesanais com cacau orgânico cultivado na região da Transamazônica e do Xingu; e Pipocas Cor-de-Rosa, indústria instalada em Castanhal, que oferece uma linha variada de salgadinhos e pipocas doces e salgadas.

Além das empresas, o estande também terá a participação de duas cooperativas que fortalecem o empreendedorismo regional: a Cart (Cooperativa dos Agricultores da Região de Tailândia), voltada à produção de castanhas de caju e mix de amêndoas; e a Amazoncoop (Cooperativa Amazônia Agroindustrial), sediada em Castanhal, especializada em saladas e temperos prontos para consumo.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Paulo Bengtson) destaca que a SuperNorte se consolida como um dos maiores eventos do setor, reunindo produtos, serviços e tecnologias voltados ao segmento supermercadista. “Este ano, o evento traz um tema urgente e inspirador: ‘Negócios Sustentáveis — Tempo de Avançar com a COP30’. A COP30 está chegando, e Belém está pronta para mostrar que desenvolvimento e consciência ecológica podem caminhar lado a lado”, disse

Bengtson destaca que, durante os três dias de evento, os participantes terão a oportunidade de estreitar relações e criar conexões estratégicas entre empresários, empreendedores, líderes e fornecedores. A proposta é apresentar o potencial econômico dos produtos paraenses, abrir novos mercados e impulsionar negócios comprometidos com a produção consciente de bens e serviços. “Este é o momento de mostrar que nossa região está preparada para ser protagonista global na construção de um futuro mais verde e inovador”, acrescentou.

“A SuperNorte busca conectar o setor supermercadista com as discussões e oportunidades trazidas pela COP30, especialmente em relação à sustentabilidade e desenvolvimento regional. Um dos nossos objetivos é integrar o setor às discussões que a COP nos apresenta”, explica o presidente da Aspas, Jorge Portugal.

Sobre a SuperNorte 2025

O evento é reconhecido como o maior do setor na região Norte e deve reunir mais de 60 expositores, incluindo representantes de empresas nacionais e regionais, além de 20 empreendedores locais, que estarão presentes no Espaço Sebrae. Neste ano, a convenção foi antecipada — tradicionalmente realizada em outubro — em razão dos preparativos para a COP30, que terá Belém como cidade-sede.

A convenção é exclusiva para convidados e inscritos na SuperNorte. É chancelada pela Associação Brasileira de Supermercados – (Abras) para a região, englobando os estados do Amapá, Amazonas, Roraima e Maranhão. A meta é reunir cerca de 30 mil visitantes nos três dias do evento e gerar em torno de R$ 75 milhões em negócios.

ASPAS – A Associação Paraense de Supermercados (Aspas) é a entidade responsável por representar, desde 1977, o setor supermercadista no Pará, uma atividade essencial para garantir o abastecimento e a alimentação da população. 

No Pará são gerados cerca de 75 mil empregos diretos, e aproximadamente de 300 mil indiretos, com faturamento superior a R$ 18 bilhões anual, de acordo

A programação da feira inclui rodadas de negócios, networking para empresários, empreendedores, líderes, gestores, programação cultural, palestras, congressos e oficinas voltadas para diversos segmentos.

Confira a programação  completa aqui

Fonte: Agência Pará

A seguir leia

A Associação Comercial do Pará (ACP) completa, no dia 3 de abril, 206 anos de fundação, consolidando-se como uma das instituições mais antigas e influentes do Brasil no setor produtivo. Fundada em 1819, apenas dois anos após a criação da primeira entidade do tipo na Bahia, a ACP tem desempenhado um papel de grande relevância …