Patrulhamento fluvial constatou tranquilidade nos rios no último final de semana das férias

Trabalho integrado entre as forças de segurança garantiu paz social aos visitantes que buscaram as ilhas próximas a Belém para o lazer familiar

O último final de semana da Operação Verão 2025, sábado e domingo (02 e 03 de agosto), contou com reforço das forças de segurança no patrulhamento e fiscalização fluvial, garantindo a segurança da população paraense, nos rios e Ilhas da Região Metropolitana de Belém. As ações foram coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio do Grupamento Fluvial (GFLU) em conjunto com a Companhia Independente de Polícia Fluvial da Polícia Militar e Grupamento Marítimo Fluvial do Corpo de Bombeiros, para coibir a criminalidade e reforçar a fiscalização no entorno dos balneários e estabelecimentos que recebem um fluxo de pessoas aos finais de semana, como as Ilhas do Combu, Prainha, além da Orla de Belém. 

As ações deste último final de semana da Operação Verão, constataram a redução do fluxo de pessoas nos rios e estabelecimentos de ilhas, como o Combu, e resultaram na abordagem de 10 embarcações e mais de 25 pessoas orientadas quanto à segurança e aos riscos de afogamentos nas áreas fluviais. 

Guarnição composta pelo Grupamento Fluvial e pela Cia. Independente de Polícia Fluvial da PM atuou integrada na fiscalização

Segundo o titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, as fiscalizações na malha fluvial no âmbito da “Operação Verão 2025” ocorrem conforme o planejamento estabelecido, para reforçar a prevenção e coibir os crimes nos rios e ilhas no entorno da Região Metropolitana de Belém, que tem um fluxo maior de pessoas aos finais de semana e no verão amazônico. 

Diferencial – “Nós estamos finalizando mais uma Operação Verão, e felizmente todas as operações intensificadas na malha fluvial ocorreram dentro do planejado durante mais de 30 dias, sendo intensificadas aos finais de semana, garantindo a segurança e paz social de todos que escolheram as ilhas mais próximas da Capital, tendo a presença dos órgãos de segurança por perto  e aptos a dar todo o suporte necessário”, afirmou Ualame Machado.

Pessoas que circulavam de jet ski pelo Rio Guamá também foram abordadas para a verificação de documentos de habilitação

O diferencial para o sucesso das ações está na integração e também em toda a estrutura montada, principalmente aos finais de semana, como o ponto de apoio da segurança pública no Rio Guamá, com a presença de um embarcação do Grupamento Fluvial ancorada próximo à Praça Princesa Isabel,  com funcionamento de uma Delegacia para registros de ocorrências e demais procedimentos e alinhamento entre os órgãos de segurança e fiscalização, explicou o Diretor do Grupamento Fluvial de Segurança Pública, Cel PM José Vilhena. 

“As ações integradas e planejadas em conjunto com os demais órgãos do sistema estadual de segurança pública e demais agências trabalhando o eixo fluvial durante a Operação Verão, marcando presença em várias regiões do estado nos rios e ilhas da nossa região, demonstra o compromisso com a segurança e a preocupação com o bem estar do cidadão, para que todos pudessem se divertir com segurança. Portanto, as ações integradas e todos os esforços realizados durante o mês de julho foram fundamentais para que a tranquilidade fosse mantida, a exemplo desse primeiro final de semana de agosto e último de operação verão em que percebemos uma maior tranquilidade”, afirmou o diretor do GFLu.

As ações da Operação Verão 2025 tiveram início no dia 28 de Junho e finalizam nesta segunda-feira, 04. 

Fonte: Agência Pará

A seguir leia

Quando o novo Mangueirão foi entregue ao público, no dia 9 de abril de 2023, surgia o símbolo grandioso de uma nova era no futebol paraense.