Pará participa do Fórum Nacional de Secretários de Planejamento em São Luís (MA)

Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) participa das discussões que promovem a gestão pública e a integração entre os Estados

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), participa do XCIV Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Planejamento e das reuniões dos Grupos de Trabalho (GTs) do Conselho Nacional de Secretários de Planejamento (Conseplan), realizado em São Luís, no Maranhão. O evento segue até está sexta-feira (05).

Representando a Seplad, os secretários adjuntos e analistas de gestão pública das áreas de Planejamento e Orçamento, e de Captação de Recursos Especiais, integram as discussões que têm como objetivo fortalecer a gestão pública e promover a integração entre os Estados brasileiros.

Evento debate temas como Investimentos Públicos; Planejamento, Orçamento e Revisão de Gastos; entre outros

Para Nazaré Nascimento, secretária adjunta de Planejamento e Orçamento da Seplad, o Fórum fortalece o diálogo federativo e aprimora as práticas de planejamento público. 

“O Fórum é uma oportunidade de fortalecer o diálogo federativo e aprimorar as práticas de planejamento público. Para o Pará, participar ativamente das discussões significa garantir que nossas estratégias estejam alinhadas aos desafios nacionais, mas sempre considerando a realidade e as necessidades da nossa população”, explica Nazaré. 

Durante o fórum, ocorreram as reuniões presenciais dos GTs do Conseplan, com a participação de representantes do Pará nos grupos de Investimentos Públicos; Planejamento, Orçamento e Revisão de Gastos; Monitoramento e Avaliação; Planejamento de Longo Prazo; além da Comissão de Comunicação.

“A integração promovida pelo Conseplan é essencial para o fortalecimento da gestão pública. Estar presente nesses debates nos permite ampliar a cooperação entre os estados, compartilhar experiências e buscar soluções conjuntas, especialmente em temas estratégicos como investimentos públicos e planejamento de longo prazo”, comentou o secretário adjunto de Recursos Especiais da Seplad.

A programação prevê ainda painéis que abordam temas como planejamento participativo, BRICS e geopolítica, centro de governo, carreiras de planejamento e transição energética. Um dos destaques é a apresentação da Estratégia Brasil 2050, conduzida pela secretária nacional de Planejamento do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), Virgínia de Ângelis, que trata da instituição e implementação do Plano Nacional de Longo Prazo como instrumento de desenvolvimento equilibrado e federativo.

Com a participação no evento, o Pará reforça o compromisso em contribuir para a construção de políticas públicas mais eficientes, pautadas na troca de experiências e no diálogo entre os Estados.

Fonte: Agência Pará.

A seguir leia

A campanha de vacinação antirrábica de Mosqueiro, da Prefeitura de Belém, foi realizada em oito postos fixos, além de postos móveis que percorreram ruas de difícil acesso pelos bairros do Sucurijuquara, Aeroporto, Maracajá e Baía do Sol.

O Remo fez uma boa partida, repetindo o comportamento de partidas recentes, com marcação forte e transição rápida em busca do gol.