Avanço das obras da COP30 prepara a cidade para receber novos espaços públicos e melhorias urbanísticas
Governo do Pará retira os tapumes das quadras B e G da Nova Tamandaré

Quem passa pelo perímetro das ruas Dr. Assis e Dr. Malcher e das travessas 16 de Novembro e São Francisco, no bairro da Campina, em Belém, já pode ver de perto mais dois trechos da Nova Tamandaré, que está com 90% de obra concluída. O Governo do Pará retirou os tapumes das quadras B e G do Parque Linear, uma das intervenções estruturais da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá na capital paraense em novembro.
“A obra está avançando com o cronograma em dia e chegou a vez de mais duas quadras terem os tapumes retirados, garantindo que a população acompanhe o andamento dos serviços mais de perto. O Parque Linear da Nova Tamandaré será um espaço contemplativo e de convergência para os moradores de Belém e os visitantes da COP30″, destaca o secretário-adjunto de Obras Públicas do Pará, Gilmar Mota.

As quadras B e G contam com ciclovia, paisagismo, lixeiras, urbanização e asfalto novo. A quadra G também possui um anfiteatro, dois pergolados e mobiliários urbanos, como mesas, bancos e paraciclos, oferecendo opções de lazer e contemplação. Além dessas, outras quatro áreas do Parque Linear já tiveram os tapumes retirados: a quadra I (entre as travessas Padre Eutíquio e São Pedro), a quadra H (entre as travessas São Pedro e São Francisco) e as quadras C e E (entre as ruas Dr. Malcher e Ângelo Custódio).
Infraestrutura – As obras do Parque Linear englobam toda a extensão do Canal da Avenida Tamandaré, com cerca de 1,4 quilômetro, e contemplam pavimentação asfáltica, paisagismo, urbanização, instalação de passarelas e de cinco novas comportas para controlar o fluxo das marés. Os serviços também incluem a urbanização da Praça Onze de Junho e a construção da Praça do Terminal, que se integrará ao Novo Terminal Hidroviário da Tamandaré, atualmente em construção.

O local será composto por espaços de convivência, como quiosques, áreas contemplativas e para eventos, ciclovias, playground, espaço pet e academia ao ar livre. Além disso, serão plantadas 78 árvores ao longo de suas nove quadras, que ajudarão a reduzir o risco de alagamentos ao absorverem parte da água da chuva. O projeto visa integrar o canal à cidade, resgatando a importância da Avenida Tamandaré para a população.
Saneamento
A Nova Tamandaré também recebe intervenções de esgotamento sanitário, que garantirão a coleta adequada do esgoto dos imóveis situados no entorno do canal do bairro da Campina.

Executadas pela Secretaria de Estado de Obras Públicas do Pará (Seop), atualmente, essa etapa está com 53% de execução. São realizados serviços de instalação de rede coletora, assentamento de poços de visita, execução de ramais domiciliares, demolição e recomposição de pavimento asfáltico, além da construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto e estações elevatórias de Esgoto e de Águas Pluviais.



Fonte: Agência Pará