Formação objetiva ampliar as possibilidades de reintegração social e de qualificação profissional para as jovens em cumprimento de medidas
Fasepa oferece curso de Informática para socioeducandas em Parceria com o IFPA

Na segunda-feira (4), teve início o curso de informática no Centro Socioeducativo Feminino (Cesef), da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), em Ananindeua. A iniciativa, realizada em parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA), é voltada para jovens que cumprem medida socioeducativa, com o objetivo de promover qualificação profissional e inclusão digital.
A formação busca ampliar as possibilidades de reintegração social e de qualificação profissional para as jovens em cumprimento de medida socioeducativas. Além de atender às diretrizes da legislação socioeducativa, que garante o direito à educação e à profissionalização dos adolescentes em privação de liberdade.
O diretor geral do campus do IFPA em Ananindeua, Lair Menezes, destacou o seguinte: “este é um trabalho de inclusão, no qual saímos dos muros institucionais da IFPA para oferecer este curso, promovendo um retorno imediato à sociedade e mostrando que é possível criar oportunidades reais de transformação de vidas. Acredito que podemos contribuir com o conhecimento e o desenvolvimento de cada socioeducanda. Este curso busca proporcionar autonomia, despertar o empreendedorismo individual e ampliar as oportunidades de reinserção social. Por meio da informática, é possível aprender continuamente e transformar essa ferramenta em uma fonte de sustento”, destacou.
O curso visa preparar os jovens para o mercado de trabalho, fornecendo habilidades em áreas básicas, como sistemas operacionais, processamento de texto, digitação, planilhas, e outros.
Uma das jovens participantes, de 17 anos, que já concluiu outros cursos profissionalizantes durante a privação de liberdade, destacou a importância da oportunidade. “Esse é um dia muito feliz para nós, pois estamos iniciando mais um curso. Aqui estamos tendo oportunidades que lá fora não conseguimos com facilidade. A expectativa para esse curso de informática é grande, porque vai nos ajudar em qualquer área que escolhermos trabalhar. Agradecemos, e nos comprometemos, em ajudar vocês, a nos ajudar”, disse ela.
A Fasepa segue investindo em ações educativas e profissionalizantes como estratégia de transformação de vidas, com foco na construção de novos caminhos para os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.
Fonte: Agência Pará / Texto de Dani Valente / Ascom Fasepa