Escola de educação infantil receberá reforma completa no Curió-Utinga

Com investimento de cerca de R$ 3 milhões, Escola Municipal Wilson Bahia de Souza vai ganhar melhorias em toda a estrutura, ampliação de espaços e acessibilidade.

Com o objetivo de oferecer um ambiente ainda mais seguro e acolhedor para estudantes e trabalhadores da educação, o prefeito Igor Normando assinou, na tarde desta terça-feira (10), a ordem de serviço para início das obras de revitalização da Escola Municipal Wilson Bahia de Souza, localizada no bairro do Curió-Utinga

O projeto de reforma prevê um investimento de R$ 3 milhões, em recursos próprios da Prefeitura de Belém.

“A primeira infância é, sem dúvida alguma, uma obrigação e uma prioridade da nossa gestão”, disse o prefeito Igor Normando durante a assinatura da ordem de serviço, quando também reafirmou o compromisso da prefeitura com a defesa, cuidado e valorização das crianças, “porque elas não têm voz para se defender”.

Na assinatura da ordem de serviço, o prefeito Igor Normando reafirmou o compromisso da gestão com a educação e a prioridade da primeira infância, com proteção, cuidado, defesa e valorização das crianças – Crédito: Nenhum

Fundada há 20 anos, a Escola Municipal Wilson Bahia de Souza tem capacidade para 80 alunos e atende, atualmente, 75 crianças com Educação Infantil. A unidade oferece vagas para Berçário I e II, Maternal I e II, incluindo alunos com deficiência.

Obras

Segundo o secretário executivo de Serviços da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Álex Dopázio, o projeto faz parte de uma ação permanente de melhoria da infraestrutura das escolas para o fortalecimento da aprendizagem na rede municipal de Belém. 

A reforma da escola inclui a recuperação total das áreas internas, como forro, paredes, pintura, instalações elétricas e hidráulicas e, também, garantia de acessibilidade no espaço.

“Hoje, oficializamos o início do nosso programa de requalificação das escolas para 2025 e escolhemos essa escola como prioridade estratégica por atender a primeira infância. Aqui, acolhemos crianças de 0 a 3 anos”, destacou Álex Dopázio.

Fortalecimento

Além do melhor acolhimento da comunidade escolar, a nova estrutura é pensada para fortalecer os projetos pedagógicos, com foco no desenvolvimento motor, linguístico e social das crianças. 

“Antes de ser coordenadora, sou professora aqui há 12 anos. Hoje é um dia de muita emoção”, disse a diretora da unidade, Maria Paula da Silva. “Poderemos oferecer um ambiente adequado ao desenvolvimento das crianças e ao trabalho educacional”, acrescentou.

A professora Elaine Mendes, que atua no Berçário I há 13 anos, reforça a importância da reforma. “Há muito tempo esperávamos essa ordem de serviço. Os problemas estruturais, como goteiras, calor excessivo e falhas elétricas, comprometem nosso trabalho. Essa reforma é necessária para que possamos oferecer o atendimento que os bebês merecem”, afirmou.

Para Tainara Albuquerque, mãe da aluna Júlia Taiane, de 3 anos, a reforma é importante. “Vai melhorar a qualidade do ensino e dar mais conforto, não só para minha filha, mas para todas as crianças. As professoras já são excelentes, e com a reforma tudo ficará ainda melhor”, ressaltou.

E quem também está ansioso com o resultado da reforma é o aluno Bento, de 4 anos, que já sabe o que mais espera com a obra. “Queria um parquinho, pra brincar de bola”, diz o menino, que vai ser contemplado, já que o projeto prevê a estrutura na escola. 

Texto: Mayara Coqueiro
Fonte: Agência Belém

A seguir leia

A campanha de vacinação antirrábica de Mosqueiro, da Prefeitura de Belém, foi realizada em oito postos fixos, além de postos móveis que percorreram ruas de difícil acesso pelos bairros do Sucurijuquara, Aeroporto, Maracajá e Baía do Sol.