Em ritmo avançado, obras do Porto Futuro já ultrapassam 80%

Governador Helder Barbalho esteve nesta segunda-feira (14) no canteiro de obras para vistoriar os serviços

Com ritmo acelerado, as obras do Porto Futuro 2 já ultrapassaram 80% de execução e se tornam um dos principais símbolos da transformação urbana que prepara a capital paraense, Belém, para receber a 30ª Conferência Mundial do Clima – COP 30, em novembro deste ano. Nesta segunda-feira (14), o governador do Estado, Helder Barbalho, visitou o canteiro de obras e destacou a importância do projeto para o futuro da cidade e do estado. Ao todo, cinco galpões estão em obras.

oto: Carlos Tavares / Ag.Para

O complexo — que ultrapassou os 82% de conclusão na chamada fase COP — reunirá atrativos como o Museu das Amazônias, o Centro Gastronômico, o Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, a Caixa Cultural (primeira unidade na região Norte), além de quiosques e áreas de convivência. Os espaços estão distribuídos nos armazéns 4, 4A, 5, 6 e 6A, localizados na zona portuária da capital paraense.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

“É um conjunto de equipamentos que fortalece a nossa cidade a partir das vocações da bioeconomia, da economia sustentável e da cultura. Esses espaços fazem parte dessa nova economia do turismo, que tem como objetivo gerar emprego e renda em Belém e no Pará”, destacou o governador.

Veja no video, o que diz o governador.

Mais de 440 trabalhadores atuam no local e a previsão é que o espaço esteja pronto até outubro. A entrega do Porto Futuro 2 deve coincidir com a chegada de visitantes de todo o mundo para a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, o que reforça ainda mais o peso simbólico e estratégico do projeto.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

“Belém está cada vez mais se transformando para a COP. É um momento de mudança, de viver esse novo tempo, que prepara a cidade para o futuro e garante a entrega de equipamentos fantásticos, que elevam a qualidade urbana e consolidam Belém como a capital da Amazônia”, acrescentou o chefe do executivo estadual.

Acompanhado pelos secretários Ursula Vidal (Cultura) e Raul Protázio Romão (Meio Ambiente), o governador percorreu os armazéns em obras e também visitou o hotel do grupo Vila Galé, o primeiro da rede portuguesa na região Norte.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

O empreendimento integra o conjunto de revitalização urbana do entorno portuário, ao lado do Terminal Hidroviário Internacional, conforme destacou a secretária, Usula Vidal. “Estamos diante de um momento histórico. A cidade se reinventa com infraestrutura de qualidade, valorizando a Amazônia como um destino único para o mundo”.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Ainda conforme a secretária, Belém avança com obras que não apenas preparam o cenário para um evento global, mas também deixam um legado concreto para o desenvolvimento sustentável da região.  “Estamos muito confiantes de que essa página que está sendo escrita na história de Belém será transformadora. É um capítulo determinante para o desenvolvimento de todo o nosso estado, para a geração de emprego e renda e para a atração turística, com experiências únicas na Amazônia”, completou.

Fonte: Agência Pará
Por Amanda Engelke (SECULT)

A seguir leia

A exploração de petróleo na Margem Equatorial brasileira pode gerar mais de 52 mil empregos formais e injetar R$ 10,7 bilhões no PIB do Pará, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Para ampliar as oportunidades de desenvolvimento econômico e social no Estado, a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) firmou, na segunda-feira …

A campanha de vacinação antirrábica de Mosqueiro, da Prefeitura de Belém, foi realizada em oito postos fixos, além de postos móveis que percorreram ruas de difícil acesso pelos bairros do Sucurijuquara, Aeroporto, Maracajá e Baía do Sol.