EUA e Venezuela confirmam que Delcy Rodríguez e Donald Trump conversaram por telefone

Ligação teria sido longa e focada em uma agenda de trabalho bilateral que considera os dois países

A presidenta interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversaram por telefone na manhã desta quarta-feira (14). A informação foi confirmada oficialmente pelos dois países. O diálogo direto é o primeiro desde o ataque militar que terminou com o sequestro de Nicolás Maduro, no dia 3 de janeiro.

Segundo Rodríguez, a conversa se deu em tom respeitoso. “Abordamos uma agenda de trabalho bilateral em benefício dos nossos dois países, assim como outros assuntos pendentes da relação entre nossos governos”, afirmou a mandatária em suas redes sociais.

O estadunidense chegou a afirmar que a líder venezuelana é uma “pessoa incrível”. Trump não deu detalhes sobre a conversa.

Ainda nesta quarta-feira, Rodríguez fez um pronunciamento confirmando a soltura de presos e e criticou a postura de organizações não-governamentais que “pretendem vender falsidades” sobre o país.

A presidenta interina disse que a libertação de presos “é uma oportunidade” para a construção de um novo ambiente de convivência entre os venezuelanos. “A mensagem é muito clara. A mensagem é uma Venezuela que se abre a um novo momento político, que permita o entendimento a partir da divergência e da diversidade política e ideológica, mas deve ser com respeito ao outro e deve ser com respeito aos direitos humanos”, declarou.

*Informações do G1 e Telesur

Fonte: Brasil De Fato / Editado por: Luís Indriunas

A seguir leia