Hospital Geral de Tailândia aborda controle do colesterol junto a pacientes em diálise

‘Pequenas mudanças na alimentação podem fazer grande diferença no controle desse índice’, destaca a nutricionista Patrícia Manfredi

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Colesterol, celebrado nesta sexta-feira (8), o Hospital Geral de Tailândia (HGT), no nordeste do Pará, realizou na manhã desta quinta-feira (7) uma ação educativa com foco na promoção da saúde e prevenção de doenças cardiovasculares.

A atividade foi conduzida pelo serviço de nutrição da unidade hospitalar e teve como público-alvo os pacientes em tratamento dialítico. Os usuários receberam orientações práticas e individualizadas sobre a importância do controle do colesterol por meio da alimentação saudável.

A atividade foi conduzida pela nutricionista do Centro de Hemodiálise, Patrícia Manfredi, que percorreu individualmente cada cadeira de atendimento, conversando com os pacientes durante a diálise. Na abordagem, ela explicou sobre a importância do controle do colesterol e os cuidados necessários com a alimentação.

“É essencial que os pacientes em hemodiálise compreendam como o colesterol impacta diretamente na saúde cardiovascular, especialmente em quem já convive com doenças renais. Pequenas mudanças na alimentação podem fazer grande diferença no controle desses índices”, destacou a profissional.

Durante a ação, foram entregues fichas impressas com dicas práticas e ilustrações, que orientam os pacientes sobre como montar refeições saudáveis e equilibradas de forma acessível e compreensível.

“Nosso objetivo é orientar de forma clara e didática, respeitando a realidade de cada paciente, para que consigam aplicar no dia a dia hábitos que contribuem para sua qualidade de vida”, concluiu Patrícia.

Sobre a campanha – O colesterol alto é considerado um dos principais fatores que contribuem para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o infarto. No Brasil, cerca de 4 em cada 10 adultos apresentam níveis alterados de colesterol, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Por isso, no dia 8 de agosto é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos e promover hábitos de vida mais saudáveis.

Paciente Wanderley Meira, 46 anos, faz tratamento renal e destaca que tem evitado alimentos que podem prejudicar sua saúde

O paciente Wanderley Meira, 46 anos, está em tratamento dialítico há seis anos, sendo os últimos sete meses realizados no HGT. Ele contou que tem o hábito de cuidar da alimentação no dia a dia, evitando ao máximo o consumo de alimentos com gordura e excesso de sal. 

“A gente sabe que esses alimentos fazem mal, então tento evitar o que pode me prejudicar. Além disso, a explicação da nutricionista foi muito boa, sem dúvida. Ela sempre passa durante as sessões, conversa com a gente, orienta e esclarece dúvidas sobre nossa alimentação. O atendimento dela é muito bom”, destacou. 

Confira orientações práticas que ajudam a controlar o colesterol:

Evite alimentos ultraprocessados, como salgadinhos, embutidos, fast food e produtos industrializados ricos em gorduras trans e saturadas.
Dê preferência a alimentos naturais e integrais, como frutas, legumes, verduras, grãos e cereais.
Reduza o consumo de carnes vermelhas e vísceras, optando por carnes magras e preparações assadas, cozidas ou grelhadas.
Inclua fontes de gordura boa na alimentação, como azeite de oliva, abacate, castanhas e peixes ricos em ômega-3, como sardinha e salmão.
Evite frituras e excesso de óleo no preparo dos alimentos. Prefira métodos como cozimento a vapor, assar ou grelhar.
Controle o consumo de sal e açúcar, pois o excesso pode agravar condições associadas, como hipertensão e diabetes.
Consulte sempre o nutricionista, que poderá orientar de forma personalizada, respeitando as restrições e necessidades de cada paciente.
 

Serviço:

O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Sespa. O Hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 99202-5964.

Fonte: Agência Pará.

A seguir leia