Número se refere ao primeiro semestre deste ano, na unidade, referência em média e alta complexidade no nordeste paraense
Em Capanema, Hospital Regional faz 453 biópsias, com destaque para mastologia

Referência em média e alta complexidade no nordeste paraense, o Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, realizou 453 biópsias no primeiro semestre de 2025, entre elas, punção de pele, linfonodos e estruturas superficiais/partes moles, próstata, tireóide, ginecológica, nódulo de mama, colo uterino e cirurgia plástica.
Desse total, cerca de 90 foram da especialidade de mastologia, que se destaca pelo atendimento diferenciado: no ambulatório, a punção é realizada no mesmo dia da consulta, agilizando o diagnóstico e permitindo o início mais rápido do tratamento. Ao todo, a equipe multidisciplinar do hospital oferece sete tipos diferentes de biópsias, reforçando seu compromisso com a detecção precoce e a qualidade da assistência prestada à população.
O medico mastologista, Breno Albuquerque, destacou a realização do serviço. “Os ambulatórios de mastologia realizados pelo Sistema Único de Saúde no Estado, tem evoluído muito com a presença da biópsia no ato da consulta, seja para o exame ou primeira consulta que apresente um nódulo palpável ou imagem através de ultrassom ou mamografia e que suspeitamos que o nódulo exige uma biópsia, realizamos no mesmo dia. Com isso você otimiza o tempo de espera do paciente quanto resultado promovendo um diagnóstico precoce”.
O coordenador de Ambulatório HRPC e responsável pelo SADT, Diego Ribeiro, observa que o Regional Público dos Caetés tem diversos serviços de biópsias, todavia é referência no atendimento de mastologia. “Uma vez que após a biópsia o tecido de mama é encaminhado para estudo anatopatológico e se positivo, direcionado para o estudo imunohistoquimico, etapas primordiais para início do tratamento oncológico de mama. A realização da punção no dia da consulta de mastologia é um diferencial que garante maior eficácia no tratamento e menor ansiedade da paciente. Essa organização tem como objetivo um atendimento humanizado e digno para os usuários do SUS”.
Aprovação – Antonia Nataniele dos Santos Pinheiro, de 33 anos, moradora do município de Santa Luzia do Pará, localizado a 47 km de Capanema, frisou a importância do atendimento ágil para quem precisa se deslocar de outras cidades. “Foi bom chegar para a consulta e já conseguir fazer a biópsia no mesmo dia. Isso facilita bastante pra gente, tanto no processo de cuidado para o diagnóstico precoce, quanto na logística, principalmente pra quem vem de outro município, como é o meu caso”.
O Complexo Hospitalar dos Caetés integra a rede estadual de saúde do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade fica na avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, em Capanema. Mais informações pelo telefone (91) 3122-7391.



Fonte: Agência Pará / Texto de Felipe Brito / Ascom CHC