Lula é visto como melhor representante do Brasil do que Bolsonaro, aponta pesquisa

Levantamento revela percepção popular sobre os ex-presidentes em relação à imagem do país

Uma pesquisa recente conduzida pelo Instituto Atlas Intel revelou que 61% dos brasileiros acreditam que Luiz Inácio Lula da Silva representa melhor o Brasil do que o ex-presidente Jair Bolsonaro. Os dados oferecem uma leitura importante sobre a percepção pública no atual cenário político e social do país.

O levantamento foi realizado com mais de 3 mil entrevistados de diversas regiões do Brasil, abordando diretamente a imagem dos dois líderes perante a população. De acordo com o estudo, apenas 39% dos respondentes disseram acreditar que Bolsonaro representa melhor o país do que Lula.


O que isso significa?

A pesquisa não está necessariamente ligada à popularidade pessoal ou à intenção de voto, mas sim à maneira como cada político é percebido como símbolo nacional. A pergunta feita aos participantes era clara: “Qual dessas figuras representa melhor o Brasil como nação?”

O resultado reflete como Lula ainda mantém uma conexão significativa com parcelas expressivas da sociedade brasileira, especialmente em áreas onde suas políticas sociais e sua atuação em fóruns internacionais ainda são lembradas positivamente.


Outros recortes importantes

O levantamento também mostra diferenças regionais e geracionais nas respostas. No Nordeste, por exemplo, a preferência por Lula ultrapassa os 70%, enquanto em algumas regiões do Sul e Centro-Oeste, Bolsonaro aparece mais bem posicionado.

Entre os mais jovens (18 a 29 anos), Lula também lidera a percepção de representatividade, enquanto entre os mais velhos (60+), a disputa se mostra mais equilibrada.


Contexto internacional e imagem do Brasil

Nos últimos anos, tanto Lula quanto Bolsonaro tiveram papéis relevantes no exterior. A pesquisa também tocou, de forma indireta, em como o Brasil é visto no mundo sob a liderança de cada um. Enquanto Lula tem apostado em discursos sobre meio ambiente, economia verde e multilateralismo, Bolsonaro ficou marcado por uma postura mais crítica a organismos internacionais e um discurso de soberania mais isolacionista.


O que significa?

O estudo da AtlasIntel é mais um indicativo de como a figura de Lula permanece forte no imaginário popular, especialmente como representante simbólico do país. Ao mesmo tempo, reforça a divisão existente no Brasil entre dois polos políticos com discursos, estratégias e legados muito diferentes.

Para além da política, a pesquisa ajuda a entender como os brasileiros se veem refletidos em seus líderes — e o que esperam da imagem do país no cenário global.

A seguir leia

Antes do grande dia da Corrida Nacional do SESI,  o SESI Pará promoverá uma palestra com a ex-ginasta Laís Souza, no dia 04 de abril, às 19h, no Teatro do SESI. A entrada é gratuita, mediante inscrição prévia no site do SESI Pará. Inscrições aqui: https://bit.ly/palestra-lais-souza Reconhecida por sua trajetória na ginástica artística, Laís integrou a …