Moradores do bairro Una apresentam demandas por melhorias durante audiência pública do PPA 2026–2029

A população participou ativamente da escuta pública, contribuindo com propostas para o planejamento dos próximos quatro anos

Na noite da última quinta-feira, 10 de julho, a Escola Manoel José Sanches de Brito, no bairro Una, foi palco de uma nova rodada das “Audiências Públicas nos Bairros”. A iniciativa, promovida pela Prefeitura, integra o processo de construção do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029.

A escuta pública reuniu moradores, lideranças comunitárias, representantes da sociedade civil e gestores públicos. O objetivo foi ouvir, de forma direta e participativa, as demandas da população local, contribuindo para a elaboração de um plano que reflita as reais necessidades das comunidades.

Durante a audiência, os participantes apresentaram propostas voltadas principalmente para saúde, saneamento básico, infraestrutura, segurança, acessibilidade, educação e lazer. Temas como a falta de creches, o acúmulo de lixo, a ausência de espaços públicos para práticas esportivas e a necessidade de pavimentação de ruas foram destacados como prioridades.

Construção do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029.
Delmara Araújo, moradora do bairro Una.

Delmara Araújo, moradora do bairro Una há 30 anos, foi uma das participantes que utilizou a palavra para defender melhorias na comunidade. “Falamos sobre nossas necessidades diretamente para os gestores, para que juntos possamos construir políticas públicas que atendam nossa realidade. Um dos principais problemas é o saneamento, que causa alagamentos e doenças. Também pedimos área de lazer e uma creche para nossas crianças”.

Além da população, a audiência contou com a presença de representantes das secretarias municipais, e do Gabinete do Prefeito. Todos acompanharam atentamente as intervenções feitas pelos moradores.

Secretaria adjunta da SESAU, Karla Madeira.

Para Karla Madeira, secretária adjunta da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), a audiência foi um momento essencial de escuta ativa. “Tivemos uma participação significativa da população. As sugestões apresentadas nos ajudam a identificar os principais pendências dos bairros e a construir um planejamento mais justo, com base na realidade vivida por quem mora aqui”.

Dimas Nascimento, morador do Una há 35 anos, reforçou o papel das audiências na aproximação entre o poder público e os cidadãos. “A participação das secretarias demonstra interesse no nosso bem-estar. Mas também cabe a nós, moradores, levar nossas ideias e propostas. Esse é o caminho para uma cidade melhor e mais justa”.

As audiências públicas do PPA seguem sendo realizadas em diferentes regiões de Ananindeua até dia 17 de julho. 

Dimas Nascimento, participante da audiência.

A participação pode ser on-line também 

Além das audiências presenciais nos bairros, a população de Ananindeua pode participar do processo de forma on-line. A Prefeitura disponibilizou um formulário digital para que os moradores enviem suas digestões, apontando demandas e colaborem com o planejamento estratégico da cidade. O acesso pode ser feito pelo link https://semad.ananindeua.pa.gov.br/ploa_e_ppa_2026/

Com esta ferramenta, é reforçado o compromisso com a escuta ativa e ampliar a possibilidade de participação popular, garantindo que todos tenham voz na construção do futuro da cidade.

Fonte: Ananews

A seguir leia