Matt Cameron anuncia saída após 27 anos no Pearl Jam

Para surpresa dos fãs do grupo, o Pearl Jam anunciou nesta segunda-feira, 7, no Instagram, a saída de Matt Cameron, que ocupou o posto de baterista da banda por 27 anos. O motivo não foi divulgado e o comunicado não deu detalhes sobre o futuro substituto.

“Muito amor e respeito a Jeff, Ed, Mike e Stone por me convidarem para a banda em 1998 e por me darem a oportunidade de uma vida, repleta de amizades, talento artístico, desafios e risadas”, escreveu Matt, de 62 anos.

O Pearl Jam descreveu o baterista como quem “impulsionou os últimos 27 anos de shows ao vivo e gravações de estúdio do Pearl Jam”. Matt ingressou no PJ após o fim oficial do Soundgarden, banda que junto com o Pearl Jam, Nirvana e Alice in Chains foi referência do movimento grunge. Trabalhou com o Smashing Pumpkins, mas optou pelo Pearl Jam ao participar da turnê do álbum Yield (1998), entrando na banda de Seattle como membro fixo.

Em boato de 2023, o jornal britânico The Sun especulou que Cameron tocaria com o grupo Foo Fighters após a morte do baterista Taylor Hawkins, mas John Freese ocupou a vaga – e foi demitido em maio deste ano.

Cameron ainda deixou um recado para os fãs, dando a entender que não vai se aposentar dos palcos. “Sou eternamente grato à equipe, à equipe técnica e aos fãs do mundo todo. Tem sido uma jornada incrível. Há mais por vir. Agradeço a todos do fundo do meu coração.”

O Pearl Jam citou os grupos que Matt integrou antes de se juntar ao Pearl Jam, entre eles o Soundgarden, e dando a entender que a saída foi amigável.

“De um dos nossos primeiros heróis musicais nas bandas Skinyard e no poderoso Soundgarden, a tocar em nossas primeiras demos em 1990, Matt Cameron tem sido um músico e baterista singular e verdadeiramente poderoso. Ele impulsionou os últimos 27 anos de shows ao vivo e gravações de estúdio do Pearl Jam. Foi um capítulo profundamente importante para o nosso grupo e lhe desejamos sempre tudo de bom. Sentiremos muita falta dele e ele será para sempre nosso amigo na arte e na música. Te amamos, Matt”.

O último show da banda com Matt Cameron aconteceu em 18 de maio, parte da turnê Dark Matter, homônima do 22º disco da banda. O Pearl Jam está na ativa desde 1990 e já teve seis bateristas diferentes, sendo Matt o que ficou por mais tempo no grupo. Ao longo dos anos, Matt Cameron manteve o respeito do público e da crítica, além de ajudar a moldar o som da banda em turnês e álbuns. A saída, ainda sem maiores explicações, encerra um dos ciclos mais duradouros da formação da banda e do próprio rock atual.

Fonte: Blog Do Gerson Nogueira

A seguir leia

POR GERSON NOGUEIRA A diretoria do Paysandu e o técnico Luizinho Lopes agarram-se à próxima “janela” de contratações como a grande esperança de redenção dentro do Brasileiro da Série B. É natural que haja essa expectativa, afinal o elenco é curto – e ficou ainda mais com a maratona de jogos – e precisa urgentemente …

Bastaram 4 minutos para o PSC reverter um resultado adverso diante da Ferroviária de Araraquara, ontem à noite, na Curuzu. Surpreendido com o gol do visitante no 1º tempo, o time paraense teve a virtude de não se abalar.