Boletim COP30 Brasil #32 – Brasil e ONU apresentam Balanço Ético Global, chamado mundial à ação climática rumo à COP30

Centro de um dos círculos de liderança da Conferência do Clima de Belém, iniciativa é liderada pelo presidente Lula e pelo secretário-geral da ONU, António Guterres. Ouça a reportagem e saiba mais.

Repórter: Nesta terça-feira (17/6), o governo do Brasil, a ONU e a Presidência da COP30 apresentaram o Balanço Ético Global, um chamado mundial à ação climática que vai além das discussões técnicas e que incorpora a dimensão ética no enfrentamento da crise do clima.

Inspirada no Balanço Global do Acordo de Paris, a iniciativa busca refletir sobre as implicações morais das decisões climáticas, reunindo ciência, saberes indígenas e necessidades globais para limitar o aquecimento a 1,5° C. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, destacou a urgência dessa abordagem.

Marina Silva: O Balanço Ético Global nada mais é do que trazer a dimensão da ética para dar suporte às decisões políticas e aos encaminhamentos técnicos, porque só ela será capaz de nos atravessar para conferir o sentido de urgência dos problemas que estamos enfrentando

Repórter: Ela ainda reforçou que já temos as soluções técnicas, mas falta compromisso ético para agir. Já Selwin Hart, assessor da ONU, lembrou que as Contribuições Nacionalmente Determinadas devem refletir justiça e equidade.

Selwin Hhart: Ele disse que esse esforço será crítico. Neste ano, os países devem apresentar seus novos planos climáticos, as NDCs, como são conhecidas, no contexto do Acordo de Paris. É imperativo que esses planos reflitam totalmente os princípios destacados no Balanço Global e os elementos da justiça e equidade. É fundamental que o Balanço Ético Global informe como essas NDCs devem ser e como serão implementadas.

Repórter: O presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, chamou atenção para a inovação dessa abordagem, que inclui o comportamento humano no centro do debate climático.

ACL: Ele disse que essa inovadora abordagem traz uma nova dimensão ética, após 10 anos de Paris, com a necessidade de incluir em nossas discussões o fato de que as mudanças tecnológica, econômica e do clima nos obrigam a reivindicar o comportamento humano neste planeta e comportamento humano entre os humanos   .

Repórter: O objetivo é que as discussões contribuam para alinhar os processos de negociações da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima à missão urgente de implementar os acordos climáticos firmados na última década. 

A seguir leia

Documento apresenta diagnósticos e propostas de ação para o enfrentamento da crise climática na capital paraense que, segundo estudo internacional, deverá ser a segunda cidade mais quente do mundo até 2050

O grupo de advogados progressistas Prerrogativas intensificou sua atuação judicial contra expoentes do bolsonarismo. Nesta segunda-feira (16), o coletivo protocolou na Procuradoria-Geral da República (PGR) uma representação criminal contra a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), acusando-a dos crimes de peculato e associação criminosa. A denúncia se baseia em uma reportagem do Uol que revelou irregularidades no …

A segunda derrota do Remo na Série B 2025, sábado, em Curitiba, não alterou muita coisa na posição do time na tabela de classificação, mas gerou uma saraivada de críticas e queixas da torcida, insatisfeita com as circunstâncias da partida – o Leão levou o segundo gol aos 45 do 2º tempo.