Curso de Laços e Tiaras promove autonomia e autoestima de mulheres em Ananindeua

A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Casa da Mulher Brasileira, realizou nesta terça-feira (17), o Curso de Laços e Tiaras, voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica. A iniciativa integra o conjunto de ações voltadas à promoção da autonomia financeira e ao fortalecimento do empreendedorismo feminino no município.

A capacitação é destinada às mulheres assistidas pela Casa. Utilizando materiais acessíveis e técnicas simples, o curso oferece uma alternativa viável de geração de renda, com foco na produção artesanal de acessórios infantis, como laços e tiaras. O objetivo foi despertar habilidades empreendedoras e estimular a criatividade como ferramenta de transformação de vidas.

A coordenadora municipal da CMB, Lediany Atayde, destacou o papel social da ação para o incentivo de oportunidades no mercado. “Queremos mostrar a essas mulheres que é possível recomeçar e construir novos caminhos. O curso vai além da capacitação técnica, ele representa acolhimento, incentivo e oportunidades reais de independência financeira”, afirmou.

Durante as aulas, as participantes aprendem desde os modelos básicos até técnicas de acabamento e personalização dos produtos. O conteúdo também inclui noções de preços, atendimento ao cliente e comercialização nas redes sociais, facilitando o acesso ao mercado consumidor.

Para a instrutora do curso, a professora de artesanato, Vanessa Castro, ensinar é também uma forma de empoderar. “Elas irão levar algo muito especial para a vida delas, que é a vontade de querer mais, trabalhando e produzindo algo manual, que trará retorno financeiro e emocional. Este é o intuito da Casa: proporcionar um ambiente de acolhimento e impulsionar essas mulheres a conquistarem uma renda para seus lares”, ressaltou.

Além do aprendizado, o curso proporciona um ambiente de troca de experiências e fortalecimento emocional. A Júlia Dutra, participante da turma, compartilhou sua expectativa.

“Está sendo muito gratificante este curso, porque podemos aprender uma renda extra para ajudar em casa e, também, aprender algo novo. É terapêutico. Tenho uma filha de três anos, ela é muito vaidosa, vou amar confeccionar laços para ela”, contou emocionada.

Outra participante, Daniele Lima, conta que se interessou pelo artesanato e viu que não poderia perder a oportunidade oferecida pela Casa.

“Eu acho muito interessante e bonito o artesanato. Aqui pude realizar meu desejo. Pretendo praticar mais para me aperfeiçoar e oferecer produtos de qualidade para minhas futuras clientes”, detalhou otimista.

A iniciativa da Casa da Mulher Brasileira reafirma o compromisso da Prefeitura de Ananindeua com políticas públicas inclusivas, que promovem a valorização feminina, o desenvolvimento social e a equidade de oportunidades.

Novas turmas e cursos já estão sendo planejados, com foco em áreas como beleza, culinária e artesanato. A Casa segue como um espaço de acolhimento, fortalecimento e transformação para mulheres que buscam reescrever suas histórias.

Fonte: Ananews

A seguir leia

A Sony revelou os jogos que chegam ao catálogo da PlayStation Plus em junho de 2025, incluindo títulos aguardados como NBA 2K25, Alone in the Dark e a expansão The Final Shape de Destiny 2.

Depois da entrega da macrodrenagem do canal da Gentil Bittencourt, o prefeito Igor Normando e a governadora em exercício, Hana Ghassan, se dirigiram ao Ver-o-Peso, para o tradicional ‘parabéns’ para Belém e corte do bolo alusivo aos 409 anos da cidade. Com doze metros de comprimento, o doce era uma das atrações mais aguardadas pela …