Prefeitura e organismo do Banco Mundial discutem parcerias por Belém

Prefeitura e IFC deverão construir, juntos, um plano de desenvolvimento para Belém, que será implantado a médio e longo prazo, também como um dos legados da COP30 para a cidade

O prefeito Igor Normando e um grupo de secretários da Prefeitura de Belém reuniram-se, nesta quinta-feira (22), no Palácio Antônio Lemos, com representantes da International Finance Corporation (IFC) – considerada como a maior instituição global de desenvolvimento focada no setor privado e ligada ao Banco Mundial; da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC); do Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA) e da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa). Na pauta, parcerias para a construção de uma cidade mais verde, resiliente e sustentável. Prefeitura e IFC, além dos demais organismos participantes, deverão construir, juntos, um plano de desenvolvimento para Belém, que será implantado a médio e longo prazo, também como um dos legados da COP-30 para a cidade. 

A gerente senior de Inovação e Negócios do IFC, Diep Nguyen-Van Houtte, apresentou a forte atuação da instituição na área de finanças verdes e certificações sustentáveis e a intenção de estabelecer parcerias com a cidade de Belém, sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP-30, que ocorre em novembro. “Queremos ajudar no desenvolvimento da cidade com empreendimentos mais verdes e resilientes”, destacou. 

A gerente senior de Inovação e Negócios do IFC, Diep Nguyen-Van Houtte, apresentou a forte atuação da instituição na área de finanças verdes e certificações sustentáveis – Crédito: Liliane Moreira

O prefeito Igor Normando agradeceu ao IFC pelo olhar para a capital da Amazônia e frisou que tem total interesse em construir soluções, não só com a IFC, mas com qualquer organismo internacional que queira ajudar Belém, que aliem desenvolvimento com justiça social. “Acredito que o setor produtivo, junto com o poder público, pode fazer a diferença e ajudar a cidade a se desenvolver de forma sustentável. A cidade tem muitos desafios mas acho que o mais importante é o legado que pode ficar para nossa cidade e população com a COP-30”, observou.

Na ocasião, IFC e Prefeitura acertaram que deverão ter novas reuniões de trabalho a fim de trocar experiências e estabelecer de que forma a entidade poderá ajudar o município de Belém a desenvolver e executar um plano de urbanismo que leve em conta a preocupação com a sustentabilidade e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento da infraestrutura com justiça social. Também deverá ser elaborada uma carta de intenções entre os entes para formalizar essa parceria.

O prefeito Igor Normando disse que todas as parcerias, visando o desenvolvimento de Belém, são bem-vindas – Crédito: Liliane Moreira

Fonte: Agência Belém

A seguir leia

A campanha de vacinação antirrábica de Mosqueiro, da Prefeitura de Belém, foi realizada em oito postos fixos, além de postos móveis que percorreram ruas de difícil acesso pelos bairros do Sucurijuquara, Aeroporto, Maracajá e Baía do Sol.